quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Crônica

Se for pedir, leve um panfleto!
Suellem Mendes

Outro dia me acorreu que a profissão mais velha do mundo não é nem de perto a de prostituta. Por que eu tô dizendo isso? Vamos relembrar um pouquinho da história. Você se lembra que há muitos anos, um casalzinho bem curioso foi expulso do Paraíso? É, é esse casal mesmo. Adão e Eva. Depois de serem expulsos do Éden e perder todas as mordomias, começaram então a primeira profissão do mundo: a de pedinte. Com a chegada dos filhos, eles os introduziram na arte desse ofício. Dizem até que Caim matou Abel porque este sempre conseguia mais esmolas que aquele.
Ahhhh! Vai me dizer que você não sabia? Pedir esmola na porta do Paraíso era a ultima moda naquele tempo. Afinal era lá que estavam as melhores comidas, bebidas, instalações. De lá pra cá, essa profissão veio se modernizando e cresceu tanto que são muitos os novos profissionais. O mercado, antes tão promissor, está completamente saturado, e você pode até escolher um ramo especializado. Tem muito mendigo por aí – essa classe subdivide-se em adultos, mães acompanhadas dos filhos pequenos. Tem também os vendedores – com produtos que variam de calcinhas e sutiãs com enchimento à guarda-chuvas e limpadores de pára-brisas – e etc.
Mas de uns tempos pra cá anda difícil de dirigir por aí sem esbarrar com esses personagens nos sinaleiros. Isso incomodou muita gente. A desculpa deles é que o figurino sujo e desgrenhado não está agradando, sabe como é, saiu de moda. E quando uma coisa sai de moda, não dá pra agüentar. É preciso reciclar não é minha gente. Imagine só? De jeito nenhum!
Ah, ainda tem a categoria dos panfleteiros. Mas com esses, se você mexer, compra briga. Não vai pensando que vai ser fácil colocar esse último grupo de escanteio, afinal ele dá um lucro danado. Mesmo que sujem as ruas e corram o risco de serem atropelados e de contrair câncer de pele de brinde. Não! Ninguém mexe com os panfleteiros. Senão vai ter que enfrentar a máfia. Sim, tem máfia e tudo. O ramo é o mais bem amparado. Associação, sindicato. E esse foi o erro dos demais. Não tem quem olhe por eles mesmo, se mandar embora ninguém vai protestar. Por isso, a moda agora é que pedir não pode. Distribuir panfleto é outra estória! Então pra resolver isso de vez: se for pedir, leve seu panfleto!

Um comentário:

Anônimo disse...

Seus textos são muito bons, principalmente os de política que correspondem completamente à realidade. Parabéns pelas produções e pelo senso crítico.